top of page
  • Foto do escritorSérgio Luiz Barroso

Como se defender de um processo criminal?



Existem várias formas de um advogado criminalista trabalhar, sendo uma delas a busca de provar a inocência do acusado de um crime. Neste sentido, o advogado pode tanto provar que o acusado não cometeu aquele crime, quanto pode mostrar que não existem provas suficientes para condenar aquela pessoa. Por exemplo, muitas vezes em casos de reconhecimento fotográfico o mesmo não é feito corretamente e o reconhecimento deve ser anulado.


Também é possível alegar que o acusado agiu em legítima defesa e no momento dos fatos apenas agiu da melhor forma que poderia para se defender ou para defender seus familiares/amigos!


Contudo, há também outro objetivo do advogado em um processo judicial: a diminuição da pena do acusado. Ora, não se trata apenas de inocentar ou não o cliente, mas também de buscar que ele seja condenado na menor pena possível, caso as provas não estejam a seu favor.


Exemplo disso é a diminuição da pena no crime de tráfico de drogas, o que pode ser solicitado pelo advogado em nome de seu cliente caso seja a primeira vez que o acusado comete o crime de tráfico de drogas.


Portanto, é de extrema importância a escolha do advogado que vai atuar na ação criminal, já que existem diversos caminhos a serem tomados na defesa do réu. Por isso, sempre consulte um advogado criminalista para saber como se portar perante seu caso.


Dr. Sérgio Luiz Barroso - Advogado Criminalista - OAB/PR 76.020



bottom of page